BLOG
Como proteger sua franquia usando conteúdos da internet como prova judicial?
Quem é dono de uma marca e possui franqueados precisa ficar de olho na segurança da franquia e no bom uso dela, de forma que você consiga proteger. Afinal, não raro há o mau uso dela ou, então, problemas referentes à imagem.
Existem diversas questões que podem afetar sua franquia e que não devem passar em branco. Para o bom desenvolvimento dela é necessário que os autores do mau uso da imagem ou nome dela sejam punidos.
Nesse sentido, os conteúdos da internet podem ser provas digitais bastante interessantes, uma vez que esse é o meio em que muitas vezes ocorre o mau uso do nome ou imagem da marca, ou, então, que resguardam os registros sobre esse uso indevido.
Abaixo, veja como proteger sua franquia e como obter provas de qualidade e com validade jurídica que possam ajudar você nessa proteção contra o uso indevido da marca.
Problemas com franquias são comuns, saiba como se proteger
As franquias nada mais são do que marcas que possuem um modo de operação bem definido, bem como produtos ou serviços já conhecidos, e que permitem a terceiros a abertura de um estabelecimento que siga essas diretrizes.
Para isso, então, o franqueado paga ao dono da marca. É isso que dá a ele a possibilidade de usar o nome dessa empresa, os produtos e serviços e, ainda, o modo de operação específico. Este último inclui desde forma de atendimento quanto cores, características físicas do estabelecimento, uniformes e afins.
Apesar de ser um ramo bastante lucrativo, as franquias também podem causar algumas dores de cabeça. Estas podem ser fruto do mau uso da marca, da difamação por funcionários dos franqueados ou clientes e por várias outras coisas.
Por isso, é necessário saber como proteger a sua marca. E para isso, também é necessário saber o que pode acontecer contra ela. Nos exemplos abaixo, confira alguns dos principais riscos que as franquias correm e, na sequência, veja como protegê-las usando conteúdo da internet como prova digital.
Quebra de contrato
Primeiramente, um dos problemas que as franquias podem encontrar são as quebras de contrato, especialmente em épocas de crise como a que vivemos agora. Nesse caso, o franqueado contraria o que foi estabelecido em contrato.
O caso mais comum é a rescisão do contrato de modo contrário ao que ele estabelece, com suspensão dos pagamentos e sem acerto do devido ao dono da marca. Note que isso é bastante prejudicial.
Veja um exemplo: o franqueado postou várias fotos, fez stories e/ou publicações nas redes sociais, violando o contrato. Os e-mails trocados também servem como uma forma de comprovação.
Mau uso da marca
Outro dos problemas comuns que a franquia pode encontrar é o mau uso da marca. Nesse caso, considere que as franquias se caracterizam por terem um modo de operação bem claro que deve ser respeitado pelos seus franqueados.
Afinal, eles usarão do nome, imagem e fama da marca em valor dos seus próprios estabelecimentos. Contudo, nem sempre há respeito às diretrizes necessárias para tocar a loja franqueada. Nesse caso, a imagem da marca é que fica prejudicada.
Cópia do modo de operação mesmo após o fim do contrato de franquia
Não raro, ainda, temos os casos em que o ex-franqueado, mesmo após o fim do contrato de uso da imagem e do nome da marca, continua utilizando-os. Ou seja, mesmo sem ter o direito de usá-los, permanece fazendo o uso deles.
As vezes isso não é tão claro em um primeiro momento. Ou seja, não necessariamente o estabelecimento que é ex-franqueado continua usando o nome e a imagem da marca, mas sim seu modo de produção e operação.
E note que isso é tão prejudicial quanto usar o nome da marca. Afinal, foi a marca que trabalhou no desenvolvimento desse tipo de operação que, então, lhe pertence e não pode ser vítima de cópia e imitação.
Podemos citar como exemplo, os conteúdos das redes sociais, como posts e stories, pode ser utilizado como forma de comprovação do fato relatado.
Difamação e calúnia por parte de funcionários e clientes
Por fim, outro tipo de problema que as franquias podem encontrar e que requerem formas de proteção com provas digitais se referem na difamação e na calúnia contra a marca. Nesse caso, elas podem ser proferidas por funcionários e ex-funcionários das franqueadas, bem como por clientes.
As manifestações negativas e mentirosas contra a imagem são bastante prejudiciais par ela, isso é inegável. E não se engane: a pessoa jurídica possui, sim, direito à reparação por danos morais, eis que pode ser prejudicada nos negócios.
Diante de tudo isso, é necessário que a franquia saiba como se proteger contra o mau uso da sua imagem, contra a difamação ou a calúnia, plágios e eventuais quebras de contrato.
Como muitos desses pontos que citamos ocorrem na internet – ou possuem provas que estão registradas no mundo online – é importante saber como gerar provas digitais de qualidade e que tenham validade jurídica para proteger o negócio.
Como a Verifact pode ajudar?
A Verifact é a solução para essa necessidade de gerar provas digitais e consistentes que realmente possam ser utilizadas para proteção das franquias. Afinal, é uma plataforma que permite que haja a gravação de imagens (em vídeo ou fotos) bem como de sons que estejam presentes no mundo online.
Nesse sentido, veja que pode ser usada em sites, blogs, e-mails, redes sociais e até mesmo aplicativos de conversas. Ao fazê-lo, então, possui certificação de segurança que impede a manipulação do que se gravou.
Outro ponto de extrema importância é que a Verifact faz provas digitais que realmente possuem validade jurídica. São vários os casos em que a Justiça reconheceu a validade dela como geradora de provas, bem como sobre a legitimidade das provas geradas e a força que elas possuem.
Por isso, ao se deparar com qualquer problema com a sua franquia que venha a exigir provas digitais sobre deturpações à imagem ou ao nome da marca no ambiente online, conte com a Verifact.
Ela é a plataforma perfeita para garantir a sua segurança e a proteção aos seus direitos. Para usá-la basta entrar no site e escolher um dos planos. Assim, você pode manter planos mensais ou apenas contratar a Verifact para gravações pontuais e avulsas que sejam necessárias.
Seja como for, conte sempre com a Verifact como forma de gerar provas válidas e seguras no ambiente digital.