BLOG
Veja quem são os novos presidentes da OAB eleitos
Com a finalização das eleições, os novos presidentes da OAB foram consolidados. Os advogados eleitos vão exercer o mandato para o triênio 2022-2024 da Ordem dos Advogados do Brasil, sendo alguns deles reeleitos, enquanto outros configuram novos nomes na gestão.
Os destaques das eleições incluem escândalos de corrupção e também as primeiras mulheres a se tornarem diretoras da instituição em seus Estados. Para conhecer um pouco mais sobre os eleitos, continue lendo até o final!
Confira a lista completa de presidentes da OAB eleitos:
AC – Rodrigo Aiache Cordeiro
AL – Vagnes Paes
AP – Auriney Uchôa de Brito
AM – Jean Cleuter Simões Mendonça
BA – Daniela Borges
CE – Erinaldo Dantas
DF – Délio Fortes Lins e Silva Júnior
ES – José Carlos Rizk Filho
GO – Rafael Lara Martins
MA – Kaio Vyctor Saraiva
MT – Gisela Cardoso
MS – Bitto Pereira
MG – Sérgio Leonardo
PA – Eduardo Imbiriba de Castro
PB – Harrison Targino
PR – Marilena Indira Winter
PE – Fernando Jardim Ribeiro Lins
PI – Celso Barros Coelho Neto
RJ – Luciano Bandeira
RN – Aldo de Medeiros Lima Filho
RS – Leonardo Lamachia
RO – Márcio Melo Nogueira
RR – Ednaldo Vidal
SC – Cláudia da Silva Prudêncio
SP – Patricia Vanzolini
SE – Danniel Alves Costa
TO – Gedeon Batista Pitaluga Junior
Saiba mais sobre os presidentes da OAB eleitos
AC – Rodrigo Aiache Cordeiro
Rodrigo Aiache Cordeiro tem 41 anos e é graduado em Direito pela Universidade Federal do Acre (Ufac), além de ser também mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e especialista em Direito Processual Civil pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).
O profissional atua como advogado desde 2005 e exerceu o cargo de vice-presidente e presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Acre (CAA/AC).
AL – Vagner Paes
Vagner Paes é bacharel em direito pela Universidade Federal de Alagoas, além de mestrando também pela instituição. Com vasta experiência no segmento, ele foi vice-presidente da OAB até o momento e, agora, foi eleito como presidente da Ordem para seu primeiro mandato no cargo.
AP – Auriney Uchôa de Brito
Também integrando a lista de presidentes da OAB eleitos, Auriney Brito é amapaense e tem 39 anos de idade. Advogado criminalista, o profissional é mestre e doutorando em Direito e foi, agora, reeleito para seu 3° mandato na instituição.
Brito foi vice-presidente (2016-2019), presidente (2019-2021), e agora reeleito para a gestão 2022-2024 da OAB. Além disso, ele é também professor.
AM – Jean Cleuter Simões Mendonça
Jean Cleuter Simões Mendonça é amazonense e tem 52 anos. O profissional é advogado tributarista e também mestrando em Direito Tributário. Este é seu primeiro mandato como Presidente da OAB/AM.
Em 2013, Jean exerceu mandato de Conselheiro Federal da OAB e presidiu a Comissão Nacional de Direito Tributário. Além disso, é professor de Direito Processual Civil desde 2005.
BA – Daniela Borges
Advogada há 20 anos, Daniela Borges, de 42 anos, foi eleita como a primeira mulher para presidir a Seção de Ordem dos Advogados do Brasil da Bahia (OAB-BA). Ela é professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Faculdade Baiana de Direito.
CE – Erinaldo Dantas
Erinaldo Dantas é formado pela Universidade de Fortaleza e é especialista no segmento tributário, além de ser professor universitário há mais de dez anos. Além disso, ele foi presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do estado do Ceará (CAA-CE), no triênio 2016 – 2018, e diretor tesoureiro da OAB-CE, no triênio 2007-2009.
Este é o segundo mandato de Dantas na OAB.
DF – Délio Fortes Lins e Silva Júnior
Délio Lins e Silva Júnior nasceu em Brasília e cursou Direito no Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Pós-graduado em direito penal econômico, é mestre e doutorando pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Portugal. Esse é seu segundo mandato como presidente da OAB do DF.
ES – José Carlos Rizk Filho
Também reeleito e não sendo um dos novos presidentes da OAB eleitos, José Carlos Rizk Filho é graduado pela Faculdade de Direito de Vitória e atua também na área acadêmica, com foco em direito do trabalho, público e privado.
GO – Rafael Lara Martins
Rafael Lara Martins é advogado, mestre em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas e doutorando em Direitos Humanos. Além disso, integra também o Conselheiro Federal da OAB e foi vice-presidente da Comissão Nacional de Compliance do Conselho Federal da OAB.
MA – Kaio Vyctor Saraiva
Um dos novos presidentes da OAB eleitos é Kaio Vyctor Saraiva, advogado de 33 anos de idade. Saraiva é Procurador no município de Pedreiras e também já atuou na Escola Superior de Advocacia.
MT – Gisela Cardoso
Com mais de 20 anos de carreira na advocacia, Gisela Cardoso faz parte da diretoria da OAB-MT há seis anos. Aliás, ela é a segunda mulher a assumir o comando da instituição.
MS – Bitto Pereira
Bitto Pereira é advogado, Conselheiro Federal da OAB, Vice-Diretor da ESA Nacional e também ex-Presidente do Instituto dos Advogados de MS.
MG – Sérgio Leonardo
Também parte dos novos presidentes da OAB eleitos, Sérgio Leonardo tem 43 anos de idade e é advogado há 19 anos. O profissional atua na área de direito penal e é graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais.
PA – Eduardo Imbiriba de Castro
Eduardo Imbiriba de Castro tem mais de 14 anos de carreira e é formado há 16 anos pela Universidade da Amazônia (Unama), além de pós-graduado em Ciências Penais pelo Instituto Luís Flávio Gomes O advogado já participou de mais de 300 Tribunais do Júri.
PB – Harrison Targino
Com extenso currículo na área jurídica, Targino possui graduação em Direito pela Universidade Regional do Nordeste – URNe (1986), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (1996). Atualmente é Advogado e Professor Titular da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e do UNIPÊ.
PR – Marilena Indira Winter
Sendo a primeira mulher entre os novos presidentes da OAB eleitos para o Paraná, Marilena Indira Winter possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Direito Privado pela Universidade Federal do Paraná e doutorado em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná.
Atualmente, é Professora Titular de Direito Civil na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, além de Procuradora do Município de Curitiba.
PE – Fernando Jardim Ribeiro Lins
Com 335 processos no Estado de Pernambuco, além de 102 processos no Brasil, Fernando Lins é advogado experiente e conta com uma gama vasta de clientes.
PI – Celso Barros Coelho Neto
Celso Neto foi reeleito para seu segundo mandato como presidente da OAB do Piauí. O advogado é neto do também advogado Celso Barros Coelho e presidirá a casa pelo próximo período.
RJ – Luciano Bandeira
Com 48 anos de idade, Luciano Bandeira também vai exerceu seu segundo mandato como presidente da OAB no Rio de Janeiro. O profissional é graduado pela PUC-Rio.
RS – Leonardo Lamachia
Leonardo Lamachia, de 46 anos, é irmão de Claudio Lamachia, que também comandou a OAB nacional de 2015 a 2018 depois de duas gestões à frente da OAB/RS – de 2007 a 2009 e de 2010 a 2012.
SP – Patricia Vanzolini
Patricia Vanzolini é paulista, tem 49 anos e é advogada criminalista, mestre e doutora em direito. Ela fez história ao se tornar a primeira mulher eleita presidente da OAB/SP. Com 36% dos votos válidos, este é seu primeiro mandato.
A advogada foi vice-presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas e é autora de diversos livros.
SE – Danniel Alves Costa
Danniel Alves Costa tem 38 anos e é formado pela Universidade Tiradentes (Unit) desde 2007. Pós-graduado em Direito Processual Civil, Direito Civil e Processo Civil pelo Ciclo, tem especializações também em Improbidade Administrativa, Direito Eleitoral, Constitucional e Direito Público.
TO – Gedeon Batista Pitaluga Junior
Com 41 anos de idade, Gedeon Batista Pitaluga Junior foi reeleito para a presidência da OAB do Tocantins. Mesmo após a condenação na 4ª Vara Federal Criminal do Tocantins por peculato, em junho deste ano, ele foi o vencedor das eleições realizadas no Estado.
Gostou de saber mais sobre os novos presidentes da OAB eleitos? Então deixe seu comentário abaixo e compartilhe o artigo nas redes sociais!
Talvez você se interesse por:
5 tecnologias jurídicas que são tendência em 2022
Veja como a justiça tem recebido provas digitais em juízo
Provas digitais trabalhistas: posts de redes sociais viram prova na justiça