BLOG
Nubank alerta sobre novo golpe do PIX em redes sociais
Postagens falsas de um suposto bug nas transações do PIX estão bombando na internet. O nubank publicou nesta semana um post descrevendo que se trata de um golpe e alerta: não caia na armadilha!
Com a liberação do novo meio de pagamento no Brasil no final de 2020, já há diversos casos envolvendo golpes com PIX. Um deles usa vídeos e mensagens em redes sociais com um suposto bug do sistema, que permitiria receber dinheiro em dobro na conta do nubank, usando transferências com chave aleatória.
A mensagem é falsa e é uma forma das pessoas transferirem dinheiro para os golpistas, que recebem o dinheiro e o usuário não recebe nada em dobro: só raiva.
Como funciona o golpe do falso bug do PIX
– os bandidos espalham vídeos e mensagens nas redes sociais informando que seria possível realizar uma transferência via PIX e ganhar dinheiro em dobro na sua conta, por conta de uma suposta falha do Nubank.
– na mensagem, os criminosos explicam que para o bug funcionar é necessário enviar dinheiro para chaves específicas – e na mensagem são compartilhados números que supostamente funcionam.
No caso, estas chaves específicas são das contas dos próprios bandidos.
A pessoa tranfere o dinheiro para as chaves para testar se realmente funciona, mas na verdade está mandando dinheiro para os bandidos.
Não cai a nessa! Este bug do PIX no nubank não existe. O que ocorre é que os bandidos utilizam de engenharia social para enganar as pessoas e receber transferências.
Golpe via PIX no whatsapp
É um dos principais meios de divulgação do golpe, que é encaminhado com uma grande velocidade nos grupos e principalmente, quando um bandido consegue clonar um número de uma pessoa e se passa pela vítima, solicitando o depósito.
Até então, a transferência do dinheiro era feita por DOC ou TEC, que levava horas ou até um dia para que a efetuação da operação ocorresse. Com o PIX, a transferência dos valores ocorre na hora e fica mais difícil dos bandidos movimentarem o dinheiro.
Caí no golpe e agora?
Caso tenha percebido que foi vítima de um golpe, avise imediatamente ao seu banco e ao que o dinheiro foi transferido. Registre as provas do golpe ( conversas, áudios, imagens), procure uma delegacia especializada, faça um boletim de ocorrência e procure um advogado.
“Mas eu vi em um vídeo que funciona… E agora?”
Segundo o Nubank, os vídeos que costumam acompanhar esse tipo de mensagem são editados ou contém truques. Para mostrar a transferência “em dobro” funcionando, por exemplo, basta que os próprios golpistas realizem duas transferências – mas mostrem apenas uma na hora de filmar.
Desconfie sempre de mensagens que prometem ganho de dinheiro fácil – e, em caso de problemas ou dúvidas, entre sempre em contato com a sua instituição financeira.
Veja mais sobre segurança digital:
Dez casos de uso de sites e redes sociais que você não esperava.
Em quais casos é possível usar as mensagens do WhatsApp na Justiça?