BLOG

Mensagens temporárias no WhatsApp: entenda funcionalidade e impactos

Image by rawpixel.com

A nova funcionalidade de mensagens temporárias no WhatsApp chamou a atenção dos usuários e, logicamente, também de advogados. 

Afinal, as provas digitais são, cada vez mais, uma tendência do segmento jurídico, já que simples conversas pelo aplicativo de comunicação podem fazer toda a diferença em um caso. 

Porém, antes dessa funcionalidade, as mensagens trocadas pela ferramenta eram permanentes. 

Por mais que o usuário pudesse apagá-las de seu celular, elas ficavam salvas em um backup e não podiam ser deletadas de forma remota. Porém, com a atualização, esse já não é mais o caso.

Então, se uma mensagem pode simplesmente sumir, como eu posso garantir que ela vai ter validade jurídica? Ainda mais: como funciona esse recurso e quando ele deve ser utilizado? 

Todos esses temas serão abordados no artigo de hoje! Portanto, não deixe de ler até o final para saber tudo o que você precisa sobre esse tipo de mensagem e como resguardar os seus direitos. 

O que são as mensagens temporárias no WhatsApp?

As mensagens temporárias foram criadas para aumentar a privacidade dos usuários na ferramenta de comunicação. Para que você entenda melhor, podemos fazer um paralelo com a ferramenta Instagram Stories, da rede social Instagram. Os vídeos publicados com essa funcionalidade ficam disponíveis para visualização por apenas 24h e, depois deste período, já não podem mais ser visualizados. 

O mesmo acontece com as mensagens enviadas temporariamente. Ao ativar o recurso, o usuário define se as mensagens da conversa vão desaparecer depois de 24 horas, 7 dias ou 90 dias. Além disso, o aplicativo adicionou também a função de enviar fotos que só podem ser visualizadas uma única vez. 

Vale ressaltar que a atualização afeta apenas as novas mensagens de uma conversa – ou seja, as mensagens enviadas e recebidas antes da ativação do recurso não vão desaparecer também. 

Como funcionam as mensagens temporárias no WhatsApp? 

No caso de conversas individuais, ambos os usuários podem ativar ou desativar o recurso. Enquanto isso, em conversas em grupo, qualquer usuário pode ativar a função. Porém, os administradores do grupo podem mudar as configurações para que apenas eles possam ativar as mensagens temporárias. 

É importante frisar que as mensagens enviadas após a ativação do recurso desaparecem no período estabelecido mesmo que o usuário não as leia ou abra o WhatsApp. Ainda assim, é possível conferir a pré-visualização da mensagem nas notificações do WhatsApp. 

Outro aspecto interessante das mensagens temporárias é o fato de que elas não podem ser encaminhadas para conversas com recurso desativado. Logo, elas ficam restritas somente aos envolvidos na conversa. 

Quando eu deveria usar as mensagens temporárias? 

Não há como negar que esse recurso, de fato, trouxe mais privacidade aos usuários. Afinal, você pode enviar informações que não podem ficar registradas com muito mais segurança. 

Porém, é preciso ter em mente também que esse recurso pode ser usado como uma forma de manipular informações. 

Pense no seguinte caso: você faz um acordo com uma pessoa (e, sim, a conversa já pode ser considerada uma firmação de acordo). Porém, ela concordou por meio de mensagens temporárias no WhatsApp. 

Então, a mensagem foi apagada e você não tem como provar que o acordo foi feito. 

É justamente por esse motivo que o uso do recurso deve ser feito com muita cautela. Utilize as mensagens temporárias somente quando muito necessário, já que todas as mensagens são provas de uma conversa. 

Além disso, quando suspeitar de que um conteúdo importante vai desaparecer, utilize meios de registro para que a mensagem possa ser consultada depois. 

Mensagens temporárias podem ser provas jurídicas? 

Felizmente, ainda existem algumas formas de garantir a validade jurídica mesmo de uma mensagem temporária.

Nesse caso, o ideal é que o advogado e cliente estejam alinhados do ponto de vista estratégico. 

Afinal, ao receber uma mensagem temporária de alguém que o cliente suspeite que possa ser incluído no caso, o cliente deve imediatamente contatar o advogado para que o mesmo possa fazer a coleta das provas digitais. 

É possível tirar uma captura de tela ou uma foto da mensagem. Porém, como essas imagens são facilmente manipuladas, nem sempre elas são aceitas em tribunal como provas digitais. 

Sendo assim, a coleta deve ser feita por meio de uma plataforma que gere alta confiança, como a Verifact, que garantem o caráter auditável das evidências. 

Isso significa que a ferramenta fará o registro de que naquele espaço de tempo (data e hora), a mensagem constava no aplicativo de mensagem, antes de ser apagada. 

Dessa forma, é possível ter alta confiança naquele registro. Logo, mesmo que sejam utilizadas as mensagens temporárias, é possível realizar a captura da prova, e utilizá-la em diversos tipos de casos. 

Mensagens temporárias no WhatsApp também têm validade como provas

Depois de tudo o que apresentamos aqui, pode-se concluir que as mensagens temporárias na ferramenta de comunicação chegaram como uma excelente facilidade para o usuário. 

Porém, sua indisponibilidade após um determinado período de tempo pode comprometer o andamento de um caso, principalmente quando a conversa for importante.

As provas digitais são cada vez mais usadas em tribunais, sendo em casos trabalhistas, familiares, enfim. 

Como muitas de nossas conversas acontecem por meio do aplicativo, ter o registro de qualquer tipo de acordo, ameaça, combinado, promessa ou qualquer outra conversa que configure uma prova é muito importante para o andamento do caso. 

A coleta deve sempre ser feita por meio de ferramentas verificadas e regulamentadas para a coleta de provas digitais. 

Dessa forma, o júri tem a certeza da veracidade do conteúdo e a confiança do advogado e cliente não são colocadas em cheque. 

Por isso, é muito importante conhecer as etapas da apresentação de uma prova eletrônica para que ela seja, de fato, uma aliada e não um fator que vai comprometer a autoridade dos profissionais. 

Caso você ainda tenha dúvidas sobre as mensagens temporárias no WhatsApp e como elas podem ser usadas em tribunal, deixe seu comentário no espaço abaixo. Além disso, aproveite também para compartilhar o artigo em todas as suas páginas nas redes sociais!

Talvez você se interesse por:

4 erros ao usar conteúdos de whatsapp como prova na justiça

06 dicas de como coletar provas do whatsapp para fins judiciais

10 casos de uso de redes sociais como prova que você NÃO esperava

Como juntar áudio de whatsapp em um processo