BLOG

Dicas para o Registro do Whatsapp na Verifact

A utilização da Verifact como meio de coleta de conteúdo de conversas do aplicativo WhatsApp, de propriedade da empresa Meta (Facebook), está sujeita a limitações que extrapolam o alcance da Verifact, de maneira que você sempre deverá considerar os seguintes pontos antes de proceder a uma tentativa de captura de prova digital por meio do WhatsApp:

  • A versão do WhatsApp instalada e utilizada no dispositivo móvel que dará acesso ao ambiente de captura e coleta de provas digitais poderá influenciar diretamente na disponibilidade de conversas, mídias (fotos, vídeos e áudios), arquivos, documentos e outros tipos de conteúdo, tanto em relação ao prazo de disponibilidade quanto à viabilidade de abertura e/ou reprodução de tais conteúdos, sem que a Verifact tenha qualquer tipo de ingerência, controle ou possibilidade de acesso ou modificação do conteúdo;
  • A possibilidade de acesso a conversas e conteúdo por período superior a 03 (três) meses, contados da data da tentativa de captura e coleta das provas digitais, está sujeita à disponibilidade da tecnologia do WhatsApp, podendo a Meta realizar alterações na forma de acesso ao ambiente web do aplicativo sem aviso prévio;
  • A frequência com que os acessos e backups de conversas são feitos no dispositivo móvel que dará acesso ao ambiente de coleta poderá impactar diretamente a quantidade e a qualidade das informações disponíveis para consulta no momento da captura;
  • A utilização das variantes WhatsApp/WhatsApp Business, ou ainda de versões beta, alpha ou, de qualquer maneira, não disponíveis ao público geral, também podera impactar diretamente a quantidade e a qualidade das informações disponíveis para consulta no momento da captura;

Dicas importantes

Veja no Youtube

Antes do registro

1 • Teste sua velocidade de internet, especialmente o upload e deixe o celular próximo ao ponto de wifi. Caso a internet esteja instável ou com download e upload abaixo de 30 mbps, recomendamos tentar outra conexão.

2 • Se puder, REMOVA mensagens não importantes de outros contatos ou grupos volumosos antes de iniciar o registro (incluindo de conversas arquivadas). A sincronização baixa TUDO de todos os contatos de forma cronológica, sendo o fator que mais afeta no tempo de espera na sincronização.

3 • Favorite diversas mensagens até chegar ao ponto desejado, uma por mês pelo menos. Isso irá agilizar a navegação até o conteúdo desejado.

Durante o registro

1 • Leia o QrCode e aguarde de 15 a 30 minutos para sincronizar as mensagens.

2 • Desligue a vídeo captura durante a sincronização, e volte a ligar quando já estiver no começo do conteúdo que irá ser registrado.

3 • Vá no menu do Whatsapp e clique em “Mensagens Favoritas”, clique na mensagem mais próxima do início do conteúdo. Depois de entrar a primeira vez, o Whatsapp não irá atualizar com novas mensagens sincronizadas.

4 • Caso haja uma instabilidade e o Whatsapp precise reiniciar, clique em ‘OK’ e navegue rapidamente para o ponto onde parou pelas mensagens favoritas.

5 • Caso alguma mídia (áudio, vídeo ou imagem) não esteja carregando, tente encaminhá-la no aplicativo do seu celular para outro contato (qualquer contato) e verifique se então ela carrega na conversa original. Em nossos testes, após um encaminhamento a mídia passa a apare

6 • Mantenha o aplicativo do Whatsapp SEMPRE ABERTO!

7. Lembre-se de cadastrar o número para a validação do seu celular nos seus contatos 11 4950 9099.

8 • Caso ainda tenha problemas, procure nosso suporte em horário comercial, via chat, e-mail ou pelo whatsapp.

Talvez você se interesse por:

Pareceres técnicos e jurídicos sobre a Verifact