BLOG

Como usar conteúdos do Facebook como provas judiciais?

Prova digital Verifact (2)

Registros de provas digitais de conteúdos do Facebook precisam mostrar contexto de perfis e comentários

Coleta de provas fica mais robusta com informações pessoais de usuários e conexões de conhecidos

Prints de conversas e posts de facebook não são suficientes quando se trata de utilizá-los como provas na Justiça, já que são muito fáceis de falsificar ou modificar o material, seja com a utilização do software photoshop ou sites e aplicativos que simulam visualmente um conteúdo real.
Um meio de coleta utilizado atualmente é através da ferramenta tecnológica da Verifact.

Saiba mais: O que é Verifact

Para que os conteúdos do Facebook sejam válidos como prova na Justiça, é necessário coletar os materiais com meios de coleta confiáveis, que possam indicar a origem, as URLs acessadas, datas e horários e muitos outros dados importantes e que possam ser periciados de forma ampla, caso necessário.

Saiba mais: Meios de coleta de provas digitais de conteúdos da internet

Quando a coleta de provas por meio da Verifact é feita em um perfil de rede social, como no Facebook, o usuário precisa mostrar o contexto das mensagens. Destacar a data e o horário da publicação, os comentários e as conexões dos perfis são algumas formas de gerar maior robustez às evidências.

Como na captura de conversas em WhatsApp, que demandam o registro do contato de cada troca de mensagem, no caso do Facebook é possível reunir capturas de telas que informem informações pessoais (Sobre), fotos e amigos em comum, por exemplo.

Veja como fazer a coleta das provas na rede social:

1- Faça a verificação de segurança, que confirma a sua identidade. Opte por receber um código enviado para o seu e-mail.

2- Use a interface do Facebook para encontrar o conteúdo, seja uma postagem ou um comentário post no seu perfil, publicação em perfis de outros ou em mensagem direta.

3- Passe o mouse sobre as datas das postagens que deseja coletar, para que apareçam na tela, e digite simultaneamente as teclas CRTL+P para capturar o registro. O atalho tem a mesma função do ícone com uma câmera fotográfica, no canto superior direito da plataforma Verifact. Porém, para que a data fique em destaque, é necessário deixar o cursor do mouse sobre a dia e horário em um post.

4- Sempre que necessário, faça novas capturas ao clicar no ícone com uma câmera fotográfica, no canto superior direito da plataforma Verifact, ou digite simultaneamente as teclas CRTL+P.

5- Para mostrar o contexto das mensagens, a sugestão é capturar telas que indiquem conexões e outros diálogos dos perfis que se deseja usar como evidência. 

6- Baixe imagens de cada ação ao clicar no ícone com uma flecha para baixo, na plataforma Verifact.

7- Conclua o registro e faça o download dos relatórios.

Talvez você interesse também por:

Preservação de provas da internet. Print é suficiente?

Fui difamado na internet, e agora?

10 casos de uso de redes sociais como prova que você NÃO esperava

Provas digitais são ‘arma’ para negociação em conflitos na web

06 Dicas de como coletar provas do whatsapp para fins judiciais