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Passo a passo: Como registrar conteúdos da internet como prova para processos?

Verifact provas digitais (1)

A Plataforma Verifact consiste em uma plataforma de fornecimento de serviços de captura técnica de imagens, áudios, vídeos e arquivos, e emissão de relatórios de registro para fins de uso como provas digitais, disponibilizada por meio de ambiente web. O próprio Usuário realiza o registro em conteúdos disponíveis na WEB, sem a dependência de terceiros e mediante a disponibilidade de créditos para processar os relatórios.

A contratação ocorrerá no modelo “sob demanda”, consistindo na compra de créditos antecipados para o uso na realização de registro através da plataforma. Onde a compra pode ser efetuada diretamente na plataforma através do uso de cartão de crédito ou boleto, além de poder ser feita em negociação direta por depósito bancário, necessitando de contato com o suporte para a realização da operação.

A conversão de reais para créditos ocorre na proporção de um para um, ou seja, um real equivale a um crédito dentro da plataforma.

O Usuário possui até 12 meses para consumir o crédito comprado, sob o risco de expiração após este período.

O sistema utiliza técnicas forenses, aderentes a ISO/IEC 27037 e a preserva cadeia de custódia conforme exigências do pacote anti crime. Permite que o material possa ser auditado caso necessário.

Leia também:

06 Dicas de como coletar provas do whatsapp para fins judiciais

Para fazer um registro de um material disponível na internet:

1.Acessar o site www.verifact.com.br por um computador ou notebook com internet.

há um vídeo tutorial aqui

clique no botão “criar conta” para criar seu login na plataforma

2. Crie um login com senha e clique em continuar;

3. Em seguida, faça seu login, com seu e-mail e senha e clicando no botão “continuar”. Caso tenha esquecido sua senha, é possível recupera-la clicando em “esqueci minha senha”. Sua recuperação de senha será enviada para o e-mail cadastrado.

4. Caso precise comprar créditos para fazer um novo registro, clique no botão azul claro “comprar + créditos. Você pode escolher a quantidade de créditos que quer comprar. Digite no campo em azul o valor desejado, em seguida, clique no botão “continuar”.

você pode comprar até R$2000 em créditos na plataforma em cada operação.

5. Preencha os dados de emissão de nota fiscal ( seja pessoa física ou jurídica). A nota fiscal será enviada automaticamente para o e-mail cadastrado, em um prazo de até 5 dias.

6. Escolha o meio de pagamento: cartão de crédito ou boleto bancário. No caso do boleto bancário, os créditos serão debitados na conta após a baixa do documento, que leva até 3 dias úteis.

cada relatório custa R$ 69 = 69 créditos

Para fazer um novo registro é preciso pelo menos 69 créditos de saldo.

Basta clicar no botão “novo registro” no canto superior direito da tela.

Será solicitado o link do site de início de registro, ou seja, o site que você deseja navegar e registrar as provas digitais( https://web.whatsapp.com, https://twitter.com, por exemplo).

7. Em seguida, o título do registro, que facilite posteriormente a identificação e a localização do conteúdo registrado. Em seguida, marcar o aceite dos termos de uso e em seguida no botão “iniciar captura”.

Disponibilizamos vídeos tutoriais para os principais sites registrados ( whatsapp, telegram, facebook, e-mails.). Recomendamos que antes do registro você assista a estes vídeos.

É possível escolher entre iniciar a captura de vídeo automaticamente com a sessão ( este item já está marcado como padrão). Caso não queira iniciar a captura com a gravação do vídeo, basta desmarcar este item.
Pode escolher também incluir as imagens de telas capturadas dentro do relatório técnico ou salva-las somente a parte. Como padrão, todos os relatórios incluem as telas registradas e também as imagens de telas salvas de forma separada. Em casos onde o sistema do judiciário não aceita arquivos muito grandes e pesados, previmos o registro das telas de forma independente do relatório. No entanto, não recomendamos a desmarcação deste opção padrão.

Há a opção de alterar o fuso horário indicado no relatório técnico. Basta clicar no botão Alterar, nas opções.

A qualquer momento, caso tenha dúvidas ou dificuldades, há um chat online disponível, no canto inferior direito para auxílio. Nosso time de suporte está disponível no horário comercial para ajudar você.

No canto superior direito há alguns botões com funcionalidades de uso durante a navegação.

O botão com o ícone da câmera fotográfica captura as os conteúdos visíveis do site dentro do retângulo verde. Clique nele para capturar a tela, sempre que você quiser que a imagem seja registrada. Considere que é importante dar contexto à prova. Em cada sessão é possível capturar até 50 imagens de tela.

O segundo botão, com o ícone da filmadora indica se o vídeo de registro da navegação está sendo realizado ou não. Caso este ícone esteja vermelho e piscando, o vídeo está sendo gravado (como padrão, o vídeo é iniciado automaticamente no início da sessão). Caso queira interromper o vídeo, basta clicar no botão, que ficará verde e estático. Se precisar iniciar a gravação novamente a qualquer momento, basta clicar novamente no botão.

O terceiro ícone, com indicação de uma seta para baixo indica a quantidade de arquivos baixados durante a sessão. Para baixar áudios, vídeos imagens e arquivos, baixa clicar com o botão direito do mouse em cima do arquivo. Aparecerá a opção de salvamento, basta clicar em “salvar”.

Em uma sessão, é possível capturar até 50 telas estáticas e baixar no máximo 50 MB de arquivos. Será gerado um vídeo ( incluindo o áudio) com até 30 minutos de registro.

Ainda há o teclado virtual, que poderá ser utilizado para proteger senhas, caso desejado. O teclado físico também poderá ser utilizado, caso ocasionalmente não tenha o caractere pretendido.

Em alguns sites, como é o caso do facebook, twitter e instagram, será necessário acessar uma conta da rede social para acessar o conteúdo.

Acesse sempre o conteúdo da fonte (conversa) original

Prints tiradas do celular ou computador, mensagens, vídeos e áudios reencaminhados ou salvos em pendrives, e-mails ou outros suportes não são recomendáveis. Não há como verificar se sofreram adulterações ou se são verdadeiros. Acesse o conteúdo de onde originalmente ele veio.

Caso deseje navegar por mais de um site durante a sessão, é possível digitar o link do site na parte superior da plataforma, no campo em branco logo abaixo do texto “navegando em” e depois clicar no botão com a seta ao lado direito do campo.

em um mesmo relatório é possível registrar sites diferentes, basta digitar o link do site no campo acima

Poderá ainda retornar a página anterior, retornar ao site navegado inicialmente ou ainda atualizar a página, conforme os ícones abaixo, respectivamente.

Para acessar o whatsapp web será necessário utilizar o QR code do aplicativo whatsapp, para ter acesso ao conteúdo registrado. Mais informações acesse: https://web.whatsapp.com/

Registre o contexto da situação

É importante registrar não somente a parte que prova o fato, mas também o contexto em que a conversa ocorreu. Lembre-se de registrar quem fez ( informações sobre a identificação do autor da mensagem), o que fez( as mensagens, áudios, vídeos), para quem fez ( informações que identifiquem seus dados no whatsapp); quando fez ( hora que a pessoa leu a mensagem e as datas em que o fato ocorreu) , como fez ( o contexto que ocorreu a situação).

8. Para finalizar a captura, clique no botão “concluir registro” na parte superior direita da tela. O tempo máximo de navegação e registro são 30 minutos ininterruptos. Após este tempo, caso o registro não seja concluído, o sistema automaticamente fecha e cancela o registro.

Evite chegar a este limite de tempo, finalizando a sessão antes.

para finalizar a sessão e gerar o relatório, clique em “confirma”

É possível também cancelar a captura, clicando no botão “cancelar registro”. Desta forma os créditos não serão consumidos e você poderá iniciar novamente a captura. Há um limite de 5 cancelamentos diários como padrão.
Depois de ultrapassado este limite o sistema trava a conta e o usuário não poderá realizar novos registros por 24 horas.

9. Ao finalizar o registro o sistema gerará automaticamente os arquivos para baixar. Levará aproximadamente o mesmo tempo navegado. Assim que finalizado, um e-mail será encaminhado para o endereço eletrônico cadastrado informando a disponilibização dos arquivos.

Caso queira, você pode aguardar com o sistema aberto, mas não é necessário. Assim que o relatório estiver pronto, você receberá um e-mail informando a conclusão do processamento.

Assim que processado o material , clique no botão “+ detalhes” logo após o título do registro para acessar os arquivos gerados.

para acessar os arquivos gerados, clique no botão azul “+detalhes”

Serão disponibilizados três arquivos: o relatório técnico, o conteúdo registrado (arquivos de vídeo e imagem registrados pelo usuário durante o processo de registro) e os metadados técnicos da captura.

Baixe todos os arquivos gerados e salve em um local seguro. Os arquivos estarão disponíveis para baixar na plataforma da Verifact somente por 30 dias a partir da data de coleta. Depois deste prazo, serão removidos do sistema, conforme termo de serviço.

O relatório técnico está em formato PDF-A, assinado digitalmente com a assinatura digital da Verifact e com carimbo de tempo. O arquivo não deve ser modificado, pois perderá sua validade. Novas assinaturas digitais certificadas podem ser inseridas posteriormente no arquivo, caso necessário, sem perder sua validade.

Para baixar os arquivos, clique no ícone com a seta para baixo. Serão três arquivos: o relatório técnico, conteúdo registrado e metadados técnicos.

10. Encaminhe os materiais para o advogado, denúncia, delegacia ou processo.

Como anexo mídias de áudios e vídeos no processo?

Verifique na Vara sobre orientações em relação a como anexar arquivos PDF e formatos de vídeos e aúdios no processo, pois em cada Estado possui uma forma diferente de envio. Em alguns casos, o sistema permite o anexo de arquivos de diversos formatos. Em outros, só é possível anexar alguns formatos de arquivos através de um link na nuvem, como o google drive. Ou ainda será necessário salvar o material digital em um suporte físico, como um pendrive ou CD/DVD gravável e levar o material pessoalmente.

Ainda tem dúvidas? Assista ao nosso tutorial em vídeo:

Baixe um Modelo de relatório e arquivos gerados https://bit.ly/3arGDtA

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